25 de Março de 2017 marcou o 60º aniversário do Tratado de Roma, que levou à criação da Comunidade Económica Europeia que mais tarde se transformou na União Europeia que encontramos hoje.

A crise política empanou a União Europeia. Os refugiados provenientes de vários países afetados pela guerra chegaram e continuarão a chegar à UE aos milhões. Ainda no rescaldo da recente crise económica, a solidariedade e coesão na Comunidade estão em perigo. Os cidadãos do Reino Unido já votaram para sair da União Europeia – outros podem seguir-se.

Estudos recentes demonstram que as atitudes das juventudes europeias para com a União Europeia é bastante negativa. Especialmente nos Estados Membros onde existem altas taxas de desemprego jovem como na Grécia, em Espanha e em Itália, os adolescentes sentem-se negligenciados.

Lembrando o Tratado, estamos a criar este evento com o objetivo de reviver o projeto Europeu, re-avaliar o futuro da identidade da União, os seus valores centrais, assim como as mudanças necessárias.

Em suma, queremos reestruturar o Projeto Europeu.

Através da junção de ideias inovadoras provenientes de Universidades, centros de conhecimento e educação, assim como dos próprios indivíduos, temos como objetivo unir a UE e as suas instituições com os seus cidadãos e, consequentemente, os seus futuros decisores.

Os nossos Objetivos são:

1. Mostrar o desejo da juventude de renovar o Projeto Europeu durante as comemorações do 60º aniversário do Tratado de Roma.

2. Criar um Manifesto com objetivos claros. Este articulado será fundamental para a definição do futuro político da União Europeia.

3. Realizar um evento simbólico, cultural e político, que represente o ponto de partida desta renovação do Projeto Europeu.

Modos de Ação

1. Manifesto Europeu – Workshop

Esta plataforma online permite que todos os interessados participem no processo de redação do novo Manifesto. Os seus dez artigos debruçar-se-ão sobre as seguintes temáticas:

1.Governança, 2. Paz e Segurança, 3. Democracia, 4. Cidadãos, 5. Relações Internacionais, 6. Crescimento e Finanças, 7. Educação e Cultura, 8. Média, 9. Cooperação e Desenvolvimento, 10. Ambiente

Uma versão inicial do documento será publicado a 25 de Janeiro de 2017.

Depois, todos terão oportunidade de comentar e emendar o texto. A Organização irá monitorizar todos os comentários e ideias. O texto será revisto e assinado por ilustres professores universitários.

Quando o documento for fechado para emendas e comentários,  será revisto pelo Comité Académico. Em seguida, o Manifesto será enviado para os representantes políticos, intelectuais e professores por toda a Europa. O passo seguinte  será o de possibilitar que todos os que queiram assinem o documento, dando o seu apoio.

2. A nossa voz pela União Europeia – Debate

Irá ser realizado um evento em breve. Estudantes, professores, intelectuais e representantes políticos de instituições políticas e Italianas poderão participar. Este evento terá lugar na LUISS University (Viale Romania 32, Roma, Itália).

O evento será de entrada gratuita mas sob inscrição prévia. Contudo, será emitido em direto através das redes sociais.

Os convidados irão transmitir os seus pontos de vista e opiniões sobre a União Europeia num debate moderado pela equipa Organizadora.

3. Reestruturar o Projeto Europeu – Cerimónia Final

A cerimónia que concluirá o evento, no qual será revisto o manifesto que será entregue posteriormente a um representante da União Europeia.